quinta-feira, agosto 16, 2007

om...

Como estou numa fase ODIANDO academia, resolvi procurar uma atividade física que me trouxesse algo além de simplesmente forma física. Bem, forma física a academia nunca me trouxe porque sempre paro de malhar aliás, posso dizer que malho interruptamente há sete anos.

Voltei para o meu grupo de caminhada/ corrida. Não chamo de grupo de corrida porque você já viu gordo correr? Gordo não corre, caminha. Então a gostosona aqui acorda todos os dias às 06:30 para trotar (troto - algo entre caminhar e correr afinal não estou tão gorda, apenas com umas gostosuras a mais espalhaadas pelos meus 1m70cm).

Bom, é preciso também fortalecer os músculos: ioga! Eu sempre soube que ioga (ou yôga para muitos) era uma atividade rica em movimentos e meditação e resolvi pesquisar sobre o assunto. Qual não foi o meua rrependimento... Meu Deus! Alguém já pesquisou o tema ioga? Conseguiu decidir qual ioga vai praticar?

Aí vão alguns exemplos. Depois me diga qual escolheu:

RAJA YOGA:
Sistema codificado pelo sábio Patânjali, consistindo de 8 passos: Yamas (harmonização do homem com a sociedade), Niyamas (harmonização interna do homem com ele mesmo), Asanas (exercícios físicos), Pranayama (exercícios respiratórios), Pratyahara (abstração e interiorização dos sentidos), Dharana (concentração da mente), Dhyana (meditação) e Samadhi (estado em que se destruiu a ignorância de nossa verdadeira natureza).

JÑANA YOGA, o Yoga do Conhecimento:
Caminho que busca atingir a união pelo constante discernimento entre o real e o irreal, ou seja, através do estudo, do questionamento e da contemplação percebemos a presença de Deus em nós.

KARMA YOGA, o Yoga da Ação Desinteressada:
Partindo de nossas ações, ou seja, quando oferecemos os frutos de nossas ações a Deus, quando conseguimos agir de maneira totalmente desinteressada atingimos a união pelo servir.

BHAKTI YOGA, o Yoga da Devoção:
Caminho que trabalha nossa afetividade, buscando a união com Deus através do amor, da devoção e da renúncia, consistindo de práticas como o canto, a adoração e outros rituais.

HATHA YOGA, o Yoga das Disciplinas Físicas:
É o mais conhecido dos Yogas, começando o trabalho pelo corpo físico, através das asanas, (posturas) e pranayamas (exercícios respiratórios).

TANTRA YOGA, o Yoga das Energias Sutis:
Segundo os textos clássicos, é o caminho indicado para os tempos atuais, abrangendo diversos aspectos dos ramos anteriormente citados, utilizando-os de modo a atingir o equilíbrio de nossos chakras, centros sutis de energia.

Ainda existe a Swásthya Yôga, cuja descrição eu não consegui pronunciar: Esse Yôga muito especial é o Swásthya Yôga, sistematização do Dakshinacharatantrika-Niríshwarasamkhya Yôga, um Yôga muito antigo, do período pré-clássico.

E ainda tem a tal da Ashtanga que possui um universo paralelo exclusivo.

Liguei chorando para uma amiga professora de educação física em busca de uma e luz e decidimos pela Hatha porque é meio Power Yoga. Como minha mente não sossega fui pessar sobre mantras e aí decidi que o melhor mesmo era esperar o professor me ensiná-los porque veja como é a "partitura" do OM:


mantra

Marcadores: , ,