quarta-feira, novembro 22, 2006

hoje é dia de maria

Um montão de mulheres sabe o que é ser Maria.

Tem a Maria Maria do Milton Nascimento que é um dom, uma certa magia. Tem a Maria do jardim da vida do Djavan e assim vimos sendo cantandas ao longo dos anos.

Mas ser Maria tem suas desvantagens: ocupamos vááárias páginas do catálogo de telefone. No vestibular tinha uma série de salas cheias de Marias. Mas tem muita Maria que não assume o nome. Quantas Maria Cristinas eu já conheci que se apresentam:

- Oi. Meu nome é Cristina. (cínica...)

Eu gosto do meu nome. Homenageou uma mulher forte, minha bisavó. Hoje faço questão de ser Maria Paula. Apesar da insistência de muitos de me chamar de Ana Paula. E somos poucas Maria Paulas, porém famosas:
- a Maria Paula do Casseta & Planeta
- Magic Paula (você sabia que ela também é Maria Paula?)
- repórter da Globo: Maria Paula Carvalho

O problema de ser Maria não é "ser Maria". É "crescer Maria". Quer ver só?

Na escola, por exemplo. Sou da época do comercial para tv do azeite Maria. Passei anos ouvindo aquela frase infeliz: Ô Maria, sai da lata e vem pra mesa! Isso se repetia a cada vez que um "coleguinha" me chamava.

Tá rindo, né? Tá achando engraçado... É que não foi com você...

Aí vem os estereótipos da sociedade:
1) O cara gato e rico sai com uma menina com poucos rescursos: ihhh, ele foi à festa com uma Maria qualquer (= carinha de empregada)
2) Ela é a maior Maria-Vai-Com-As-Outras
3) Lá vem a Maria-Gasolina!
4) Maria-Sem-Vergonha (antes fosse apenas um nome de flor)
5) Maria-Sapatão

Mas as Marias andam de mãos dadas com os Josés ou Zés:
1) Zé Ruela
2) Zé Mané
3) Zé das Couves

E com os Joãos"
1) João-Ninguém
2) Joãozinho

Essa semana, a obra de igreja aqui de casa está acabando (nem acredito: já foram 58 dias úteis) e começamos a por as coisas no lugar de novo. Limpar, lavar, varrer, polir etc. Para falar em bom português: foi um dia de Maria! Resolvi incorporar meu lado Maria. Shortinho, camiseta de alça aparecendo o sutiã e lencinho na cabeça.

eu de maria

O sambinha comendo solto. Só faltou a Rádio Mundial tocando no radinho de pilha.

E foi um dia de muito trabalho. Um dia digno de Maria!

Marcadores: ,