terça-feira, setembro 26, 2006

admirável mundo magro?

Quem é o gordo de hoje?

O Gordo de hoje é aquele cara que marca a caixinha dos 30-40 nos formulários de banco, cartão de crédito, crediário etc. Tem gordo de todos os estados civis.

Mas o gordo solteiro ou recém-separado cai na real um dia e resolve ficar sarado.

saradao

Entra para uma academia fashion, daquelas cheias de celebridades (hoje eu malhei ao lado do Fábio Assunção. Também já malhei com Rodrigo Santoro e Gianecchini. Uau!) e equipamentos caros, tem spa, massagens e 365 modalidades esportivas.

O cara entra, faz aquela avaliação física humilhante onde ele vai saber que sua massa gorda supera os 50% da sua massa total. Fica deprimido. Não queria que aquela gatinha da Avalição tivesse um quadro tão claro do seu fundo de poço. Ele vai pra casa e jura que nunca mais volta à academia. Aí ele se lembra que pagou 01 ano de academia adiantado. Bom, já está pago. Vamos ver nos que dá...

Primeiro dia: vai até a musculação fazer sua série com um daqueles fortões. Primeiro problema: ele ainda não está pronto para correr na esteira.

- Olha, todos os dias você vai caminhar 20 minutos na esteira, ok?

Começam a circular a sala.

- Agora nós vamos montar a sua série. Vamos começar de leve. Você não pratica esportes há muito tempo. (grrrrr!!!!!)

O gordo, é claro, finge que todos os pesos estão leves. Se aquela adolescente mal-nutrida levanta esse peso como eu não vou levantar?

gordo malhando

Aí rola aquela primeiro desincho. É maravilhoso! O gordo se empolga e resolve correr porque sabe que agora é que são elas. A água já foi. Agora é a vez de perder gordura. E nada há nada melhor do que corrida. Vou para a Lagoa. Já tô correndo na esteira. Já corro 5 kms. Ao ar livre é mais legal.

Compra um mp3. Enche de músicas e parte para a guerra. Aí ele descobre que 5kms na esteira são bem diferentes que 5kms na rua. Ele é ultrapassado por todos:
- crianças: têm mais energia que ele. Afinal, eles estão na fase das descobertas e são um poço de energia.
- jovens: têm mais energia. Afinal, eles fazem parte da geração saúde. Droga! Por que não comecei antes?
- Galera da sua idade: eles já sacaram há muito tempo que era furada deixar para o último minuto.
- Velhinhos: eles começaram há muito tempo e a terceira idade tá com tudo.

Mas vamos lá! Sem desânimo! Resolve entrar para um desses grupos de corrida. Vai lá 2x durante a semana e aos sábados. Sábado é dia de corrida longa. Ele já está correndo há uns meses e se prepara para tentar dar a volta na Lagoa (7,5kms). O papo à sua volta é o seguinte:

- Qual seu tempo?
- Meu? 28. E o seu?
- 15.

E gordo na expectativa de fazer em 1 hora...

Está aquecendo quando chega um cara todo suado (doravante Atleta) para conversar com o preparador físico (doravante PF).

PF: Oi! Hoje é o dia da sua longa também?
Atleta: É. Tô acabando agora.

O gordo pensa: ele deve ter dado duas voltas na Lagoa (15kms - uau!)

PF: Qual foi seu treino?
Atleta: Saí de Jacarepaguá e acabei aqui com duas voltas. Amanhã são 180kms de bike.

O gordo entra em estado de choque. (o malandro veio correndo de Jacarepaguá até aqui e eu tentando dar uma, uma volta na Lagoa... Acho que não quero mais brincar disso).

Saiu. Resolveu inspirar-se no exemplo do cara. Conseguiu! Deu a volta! Em 55 mins. Abaixo da sua expectativa! Há um futuro para ele no atletismo. Só um probleminha:

O cara chegou assim depois de ter atravessado o Rio de Janeiro.

corredor

E ele assim:

maratonista suiça 2

Marcadores: , ,