quinta-feira, julho 13, 2006

a mensagem perfeita

Ele acorda naquele dia como todos os dias. Espreguiça. Mas a preguiça fala mais alto. Ainda tem 10 minutos até o despertador gritar ao seu ouvido: LEVANTA!

Com vagar, cambaleia até o banheiro, abre a água quente do chuveiro e, enquanto espera a água esquentar, escova os dentes. O banho o desperta e de repente cai a ficha: é o aniversário dela!

Eles se conheceram em um bar. Houve troca de olhares e pouca conversa. Não trocaram telefones, nem email, nem login no Orkut, nem MSN Messenger. Nossa! Como a teconologia da informação quebrou o romantismo daquele momento: Posso te ligar? Me dá seu telefone? Hoje em dia a gente não tem mais onde se esconder. Nem precisa mais se falar, basta se escrever via mensagens de texto no celular, achar a pessoas no Skype, Orkut, Gazzag, sabe-se lá mais o que... O lado positivo, ele a achou no meio de todo este caos tecnológico. Mandou uma mensagem. Mas não se encontraram nem falaram mais. O lado negro da tecnologia.


Ahhhh, mas a tecnologia também tem seu lado positivo. Com uma rede complexa de informações como essa, não levou mais que 1 minuto para saber que ela fazia aniversário. E que motivo melhor para enviar uma mensagem? Seria perfeito poder telefonar, mas ele não tem seu telefone (não que fosse impossível de descobrir, mas aí já beira a loucura meio George Orwell em 1984)




O que fazer? Ele queria mesmo era telefonar pra ela. Saber se ela vai comemorar. Quem sabe ela não quer tomar um choppinho? Queria lhe dar flores. Beleza, mas ele não tem telefone dela e se arrepende de não ter pedido... Só tem uma solução: mandar um email. Escrever algo num desses sites de networking é tão impessoal. Todo mundo bisbilhota. Não há privacidade nenhuma.

Agora é que são elas: o que escrever? A mensagem tem que ser perfeita! O que é uma mensagem perfeita? É preciso tomar cuidado para não ser frio, para não parecer um cara carente, para mostrar interesse sem ser piegas, sem ser brega, sem ser afoito. Tudo para não espantar. Nossa! Como está difícil se conhecer...

Ele ensaia. Escreve várias versões do email. Salva como rascunho. Relê. Edita. Corrige umas coisinhas. Envia. Agora é esperar...

Marcadores: , ,