terça-feira, outubro 17, 2006

discovery selvagem

A história abaixo é baseada em fatos reais e como todo mundo sabe, “baseado em fatos reais” normalmente só contém 20% dos fatos reais. (hehehe!) Duvida? Quem viu “Mar Aberto”? Se a história é baseada em fatos reais e as personagens, que estavam sozinhas em mar aberto, morreram, quem contou a história?

Mas a história que vou contar é verdadeiramente baseada em fatos reais. Qualquer semelhança não é mera coincidência.

Um grupo de amigas partiu para uma viagem nas savanas africanas. Saíram em dois carros. Teriam que atravessar uma reserva para chegar ao seu destino, Victoria Falls, se não me engano.

Ao atravessar a reserva, se depararam com alguns babuínos. Ficaram animadíssimas. Oba! Vida selvagem! O que elas não sabiam é que os babuínos são os primatas mais agressivos e oportunistas e os que mais se adaptam às adversidades. Eles já aprenderam a conviver com os humanos, em especial os turistas.

Ah, e vocês sabem como elas descobriram tudo isso? Foi muito simples, mas não foi através de livros, Animal Planet ou Discovery. Foi na pele.

Uma das amigas saiu do carro para tirar uma foto. Ela estava a uma distância segura e nunca imaginou o viria a seguir. Enquanto tirava fotos dos babuínos à sua frente, um babuíno veio por trás do carro e roubou sua bolsa e passaporte. (Outro fato curioso é que os babuínos trabalham em equipe para alimentar e proteger a família.) Sua mãe, imediatamente, agarrou a bolsa e começou a se degladiar com o primata. As amigas no outro carro se desesperaram. Ficaram histéricas alternando gritos e risos descontrolados, implorando que a amiga deixasse a bolsa e o passaporte para trás. Mas como se deixa o passaporte para trás no meio da savana? Como se chega a uma delegacia de polícia no pais em que está e explica a falta de documentos?

- Desculpe seu guarda, mas saí do carro para tirar fotos de uns macacos e um outro roubou meu passaporte enquanto eu estava distraída...

Parece conversinha pra boi dormir, né?

babuinos
Foto tirada por uma das amigas

Bom, para piorar a situação, havia um ônibus de turistas filmando e tirando fotos como se o desespero delas fosse atração do safári. Estavam achando tudo muito divertido. E nada faziam para ajudá-las. (Deviam ser japoneses.) Finalmente, um turista do ônibus tirou uns biscoitos do seu farnel, e “negociou” com o primata. Ele acenou e indicou a comida jogando uns poucos biscoitos no chão até o baboon largar o passaporte. As amigas juntaram tudo e se trancaram no carro em tempo récorde. Quando aqueles poucos biscoitos acabaram, o macaco partiu pra cima do turista. Nessa hora, ele jogou o saco todo pela janela e a fechou rapidamente.

Imagino que a cena tenha sido uma versão mais tensa que a do vídeo abaixo...



THE END

Marcadores: , ,