sábado, outubro 14, 2006

blogging...

DSC00042

Hoje comecei nova busca por um tema para escrever. Tem dias que é dureza tirar um texto, mesmo que vagamente interessante, da cartola. Resolvi brincar de Mundo Blog. Ah sim! Tem que ser chamado de Mundo Blog porque há um mundo por trás destas páginas.

Há 3 meses descobri um país apenas. Era o Blogger. Ali a gente cria um blog em 5 minutos e já começa a escrever. Quer dizer, as pessoas normais começam a escrever. Eu comecei a querer customizar o blog e fui me meter na configuração html dos templates (visual) do blog. Ainda me lembro quando resolvi chorar aqui as minhas mágoas. Levei umas 2 semanas para conseguir fazer umas alteraçõezinhas básicas, mas que pelo menos já davam uma quebrada naquela coisa que todo mundo tem (mesmo que só eu as perceba). Depois comecei a bisbilhotar os blogs de amigos para o que eles tinham que eu não tinha. Além de terem leitores (o que eu não tinha), eles também tinham customizadores de comentários, contadores de cliques, uma lista infinita de blogs e sites que eles liam todos os dias, fotos, vídeos, etc.

Comecei a copiar tudo o que eles tinham (só não conseguia copiar os leitores, é claro). Eu não podia ficar pra trás. Nunca! Jamais! Um dia também terei leitores, enquanto eles não vêm, vamos caprichar no visual.

Foi aí que a minha curiosidade começou a criar tentáculos. Fui google (o uso é assim mesmo - virou verbo: to google) tudo sobre blogs. Achei um site que te permite colocar um campo para que as pessoas assinem o seu blog e recebam as novidades via e-mail. Tudo de bom! Descobri que há mais de 20 sites para fazer upload de fotos. O difícil é escolher qual usar.

Não podemos ignorar o mundo mágico do YouTube! Dá pra ficar horas brincando de vídeo...

renan 2


Um dia cismei que queria mudar geral a cara do meu blog. Queria customizar um template. Queria algo que tivesse uma foto do Rio (acima está uma das fotos que escolhi). Achei um blog de um cara que disponibiliza templates. Troquei mensagens com o cara durante uns três dias. Consegui até mudar a foto, mudar a fonte, as cores, mas mesmo assim não gostei da cara do bicho. Fui bisbilhotar outros. Cada um maravilhoso, mas o Tico e Teco não chegam a uma conclusão e não estou conseguindo fazer o upload. Nessas horas é que a gente sente falta de um homem em casa. (Ah, para abrir aquele vidro de palmito também...)

Há dois dias inseri um gerenciador de estatística de onde vêm os meus poucos, porém fiéis leitores. Ele lista por país, usando uma bandeirinha de cada um com o número de acessos. Muito lindo! Muito fofo! Agora só faltam os leitores (hehehe). Hoje descobri mais instrumentos, mas ainda não sei se vou colocar algum deles no ar:
- horóscopo diário,
- tradutor de blog,
- previsão do tempo,
- rss ou atom feed (não me perguntei porque até agora não sei o que é isso nem como funciona)
- fundo musical,
- chat com os comentaristas do blog,
- movimento lunar
- piada do dia

Ih, por aí vai...

Confesso que resolvi parar com isso antes de enlouquecer. Pelo menos tempo ou até uma alma caridosa resolver vir em meu socorro...

Marcadores: ,