sábado, julho 22, 2006

os incríveis

Em novembro deste ano completo oito anos trabalhando na Wise Up. Trabalhando, não. Lidando com gente louca. Outras pessoas, como a Dani e a Marcela, coitadas, também passam por isso e também têm seus causos para contar. Para quem não sabe, a gente trabalha com atendimento ao cliente (aluno). Há dias em que atendemos 10-12 alunos com algum tipo de problema relacionado ao curso (tempo, dinheiro etc). Resolvi narrar algumas histórias, que não necessariamente aconteceram comigo, mas que retratam a dura realidade de ligar com loucos:

ALUNO 1:
Descrição: Fulana, mulher, 35 anos, casada, não tenho informações sobre filhos, 3o grau completo.


Causo: Estávamos Dani e eu na escola caminhando e conversando pelos corredores. Paramos na recepção. Dani pega a agenda. 15h Fulana com Dani. Nada sobre o assunto do atendimento. Beleza! No problem! Há uma jovem senhora sentada e Dani:

- Fulana? Vamos? Vem com a gente até nossa sala. Em que podemos te ajudar?

- Dani, meu assunto é particular. Preciso conversar a sós com você.

Nessa hora levei a coisa para o pessoal. Ih, devo er sido grossa com essa mulher algum dia, mas não me lembro de ter jamais falado com ela. Dani entra em outra sala e fecha a porta.

- Então, me conta. O que está acontecendo?

- Sabe o que é, Dani? É que quando transo com meu marido, sangra...

A Dani, pára, sacode a cabeça para um lado e outro. Tenta acreditar no que está ouvindo. Pisca. Continua não acreditando no que está ouvindo. Pára de novo. Olha para a aluna e percebe que só lhe resta perguntar:

- E dói?

Pausa. A aluna sacode a cabeça sinalizando que não. O lado mãe da Dani vem à tona e ela lhe diz:


- Acho que você deveria procurar seu ginecologista.

- ALUNO 2:
Descrição: preciso me desculpar junto aos meus poucos leitores, mas precisarei quebrar o sigilo desta aluna. É um impulso mais forte do que eu. Segue foto.


Edna

Vocês devem estar pensando que eu estou gozando com a cara de vocês, mas ela realmente é cara da Edna Moda dos Incríveis. Vou me referir a ela como Edna daqui pra frente. Edna tem tantos casos a contar que ela, por si só, conta como vários alunos.

A comoção começou já na sua chegada à escola. Ela havia sido matriculada pela nossa Giulia. A Edna chega e logo quer ser nivelada pela Dani e só pela Dani porque ela já tinha ouvido o nome da Dani na recepção. Por mais ninguém! Como a Dani não estava, puxei a maluca pra mim. Depois de acalmá-la. Começamos o nivelamento (no nivelamento, a gente sempre aproveita algumas perguntas pessoais para conhecer melhor o aluno e avaliar seu inglês).

- So, Edna, what do you do? (Edna, o que você faz?)

- I'm a History professor.

Ela olha pros lados. Se levanta. Vai até a porta e a fecha. Chega pertinho de mim e, em tom de confidência, me diz:

- Vou te contar uma coisa que não pode sair desta sala. Tem grampo aqui?

- Claro que não!

- Na verdade, uh, hum, quer dizer,..., O Lula (imaginei que fosse o Presidente) não pode saber senão ele me prende.

Prendi a respiração para a informação que estava por vir.

- Eu sou uma jornalista.

E eu, sem entender mais nada. Sem saber porque vim à Terra:

- Pode deixar! Seu segredo está guardado. Ninguém, além de mim, saberá de tal informação. Não queremos que você tenha problemas.

- Olha, que se alguém descobrir, eu vou saber que foi você quem soltou a informação.

Depois de inúmeras ameaças, voltamos ao nivelamento.

- Edna, are you married? (Você é casada?)

- No. Posso falar em português? É que eu tenho um amante.

- Ah, mas isso pode ser muito interessante...

- A gente só se fala quando se encontra, em motéis. É secreto! Não nos falamos por telefone, nem email, nem nada por escrito. Se alguém descobrir, podemos ir presos. Ele também é jornalista.

Meu deus! Alguém me salve! Tá piorando com o tempo!

Dei um jeito de terminar aquela tortura. Afinal, ela já estava sentada à minha frente há quase 40 minutos. Quando eu estava encerrando nossa conversa, ela saca da bolsa um Boletim de Ocorrência e diz:

- Olha, eu não posso pagar o curso, não. Estou sem dinheiro. Roubaram meu carro e trouxe o B.O. para vocês me darem uma bolsa.

Meu deus! Onde isso vai parar?

Desconversei. Encerramos o assunto. A maluca foi embora.

Só mais uma historinha da Edna e encerro o capítulo de hoje. Ela tem lá seus 60 anos. Fuma como uma desvairada, usa colares de búzios enormes, anéis nos dez dedos e, como já disse, é a versão humana da Edna Moda. Achávamos que tudo isso já era suficiente até descobrirmos que ela usava um piercing no umbigo! E como descobrimos isso?

Sábado, turma das 11:00. Ela adentra a sala de aula (ela já tinha tido aula às 08:00) gritando e levantando a blusa:

- Perdi meu piercing! Alguém roubou meu piercing! Era o meu favorito! Vocês têm que achar o meu piercing!

E sai da sala enlouquecida, gritando pelos corredores do Rio Sul e chamando todos os seguranças do shopping para achar o piercing dela.

Nem sei o que aconteceu depois disso. Preferi não saber. Já era loucura demais para a minha saúde...

Marcadores: , ,